12 de junho de 2007

O Festival

Este festival é um evento à semelhança de um festival de cinema, mas com uma clara diferença em dois níveis.

Diferença ao nível do conteúdo.

Ou seja, trata-se de um festival que pretende distinguir e divulgar a criação visual de obras audiovisuais com uma temática definida. Obras com função comercial, mas com estatuto crescente no mercado, do qual o videoclipe já assumiu uma posição destacada como género de elevada criatividade e experimentação.

Um festival com o propósito de estabelecer um espaço valorizado para esses conteúdos técnicos e estéticos dos vídeos musicais, que além do videoclipe engloba produtos em DVD como concertos em vídeo e documentários musicais em vídeo.

Diferença ao nível da forma de apresentação.

Ou seja, em virtude da característica tecnológica do género, a sua apresentação possibilita uma maior versatilidade do que a habitual sala/auditório. Assim, pretendemos fazer uso dos novos sistemas de apresentação vídeo, sobretudo os mais inovadores e atractivos esteticamente (Plasmas, LCD, projectores, retroprojectores, ou outros emergentes como Laser DLP, FED, LED, etc.), em locais de fácil acesso público para desfrute dum conjunto de “peças” audiovisuais extremamente criativas e, como é inerente à sua temática, muito populares.

Deste modo, além de tornar mais atractivo, tecnologicamente fascinante e descontraída a envolvência com um público alargado, pretende-se estabelecer uma iniciativa cultural onde o suporte físico seja também um elemento de atracção e beneficie duma outra divulgação institucional.


O Festival pretende fazer uma “busca” anual na produção de vídeo musical mundial, com ou sem projecção global, onde exista qualidade visual para:

>> Numa perspectiva anual apresentar a concurso uma competição nacional e internacional com as seguintes categorias:

Videoclipe: Melhor videoclipe conceptual; melhor videoclipe performativo; Melhor Realizador; melhor Fotografia; Melhor Animação; melhor Ficção

Videodocumentário: Melhor do Ano

Videoconcerto: Melhor do Ano

>> Numa perspectiva histórica fazer a sedimentação valorativa e credibilatória dos vídeos musicais com conteúdo artístico importante na cultura contemporânea através de programas paralelos.

Nessa busca, ou trabalho de pesquisa, um ponto motivador será a descoberta e promoção dos criadores visuais que explorem este meio como expressão artística através da apresentação das videografias dos mais destacados, mas eventualmente também toda a amplitude das suas criações artísticas, ou seja, a partir dos vídeos musicais, dar mostra da singularidade dum criativo que também desenvolva actividade noutras áreas artísticas, como por exemplo: fotografia, cinema, publicidade, design gráfico, ou outras artes visuais contemporâneas e, consequentemente, exibir ou expor esses trabalhos.

Sem comentários: